domingo, 24 de outubro de 2010

Novidades

Depois de exatos quarenta e oito dias sem novas postagens, retornamos às atividades trazendo novidades, mas antes, vamos a uma breve explicação de como nasceu o TMA Fortaleza.

A idéia de criar um canal de notícias sobre a aviação no Ceará nasceu no final dos anos 90, quando eu participava de um grupo de entusiastas que frequentava o viaduto da Avenida Senador Carlos Jereissati, no bairro Itaoca que fica no eixo de aproximação das aeronaves que pousam em Fortaleza utilizando a pista 13. O tempo foi passando e a transferência em 2002 do 1º/4º GAV (Esquadrão Pacau), principal atração na época, levou a uma queda no movimento daquele local, ocasionando uma dispersão dos entusiastas. A idéia não acabava por aí, pelo contrário, foi reforçada em Novembro de 2009 quando estava navegando em alguns sites de aviação do país. Então, em 1º de Dezembro do mesmo ano começaram os estudos para a implantação de um site para divulgação das notícias da aviação na região. O projeto saiu e incluía, além da criação da página na web, a construção de uma estrutura física para dar suporte às atividades do blog. Em 4 de Janeiro de 2010, as obras foram iniciadas e o prazo para a conclusão das mesmas era de 90 dias no entanto, pouco mais de um mês depois, as mesmas foram paralisadas por problemas pessoais. Durante esse tempo, observamos que muitas novidades que passavam em Fortaleza não estavam sendo registradas, eis que em 23 de Maio de 2010 foi lançado ao ar o TMA Fortaleza que, durante estes cinco meses de atividades, colheu importantes registros do que se passou pelo Internacional de Fortaleza. Esse tempo foi suficiente para conhecermos grandes Spotters de aviação e firmar uma parceria com o até então único site relacionado ao assunto na região, o SBFZ ATC.
A novidade é que a partir desta segunda (dia 25/10) as obras serão retomadas com prazo para conclusão de 120 dias e, ao término das mesmas, esperamos estar com uma estrutura dotada de:

* Estação de rádio VHF
Atualmente, possui seis rádios AM/FM convertidos para a faixa aeronáutica que por estarem obsoletos, tendo em vista que alguns destes operam a mais de 12 anos, serão substituídos por equipamentos mais novos também analógicos. A longo prazo serão incorporados dois equipamentos digitais, sendo um base e outro móvel.

* Estação meteorológica convencional
Como meteorologia e aviação andam de mãos dadas, é importante estar de olho nas condições meteorológicas de uma localidade, então iremos erguer uma nova estação que possuirá no mínimo equipamentos para medir direção e velocidade do vento, temperatura do ar, quantidade de chuva precipitada e estimativa da nebulosidade, (visualmente).

Além disto, o TMA Fortaleza, conta com um acervo de revistas e artigos de aviação, cartas de navegação aérea, registros meteorológicos, registros de logs de voos dentre outros que em breve estarão disponíveis para consulta dos usuários.





Um comentário: