terça-feira, 20 de setembro de 2011

Turbulências e Queimadas

Nos últimos dias, as aeronaves que estiveram efetuando procedimentos de aproximação para pouso em Fortaleza, reportaram turbulência de intensidade moderada e a existência de fumaça no ar, causada pelas queimadas nos setores sudoeste e oeste do campo. Entenda o que ocasiona estes fenômenos.

Turbulência
É causada pelos fortes ventos, (comuns nesta época do ano), que ao passarem por regiões serranas, como é o caso dos setores sudoeste e oeste do campo, tornam o ar turbulento devido a ondulações do relevo. Lembrando que nos meses de Agosto, Setembro e Outubro os ventos são mais intensos no Ceará chegando a marca 60km/h.

Queimadas
São comuns nesta época do ano em decorrência da falta de chuvas, que tornam a vegetação seca, e pelos fortes ventos que contribuem para que as mesmas se espalhem rapidamente. As colunas de fumaça geradas pelas queimadas, reduzem a visibilidade nos setores SW e W de Fortaleza e, em alguns casos, o deslocamento de ar gerado dentro destas nuvens de fuligem, causam turbulência.


Na área em destaque no mapa, é comum a existência de turbulência e queimadas, conforme reportado pelas tripulações durante os procedimentos de aproximação para pouso no Pinto Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário